Notícias

Saiba mais sobre e quais as funções do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)


Foto: Imagem: Ana Carolina Felizardo (Canvas)
Site do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM)

O IGAM foi criado em 17 de julho de 1997, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). No âmbito federal, a entidade integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNGREH). Na esfera estadual, o IGAM integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos (SEGRH).

O IGAM tem como objetivo desenvolver e implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos. Através de coordenação, controle, monitoramento, apoio aos Comitês de bacias hidrográficas (CBHs) e as Agências de bacias e entidades equiparadas.  O gerenciamento é feito com base nas diretrizes do Plano Estadual de Recursos Hídricos e dos Planos Diretores de Recursos Hídricos.

O Contrato de Gestão 001/2014 e 002/2014, firmado entre o IGAM e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), com aprovação, respetivamente, dos CBH Preto e Paraibuna e do CBH dos Rios Pomba e Muriaé, tem como foco melhorar e aumentar a qualidade e a quantidade de água por meio da aplicação dos recursos oriundos da cobrança.

Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag8.digai@agevap.org.br


Outras Notícias

Mais Notícias »