Notícias

Aula prática do Curso de Recuperação e Conservação de Nascentes aconteceu no 2º dia do curso


Foto: Ana Carolina Felizardo
2º dia do curso de Conservação e Recuperação de Nascentes do CBH Preto e Paraibuna.

Na quinta-feira, 17, durante o segundo dia do Curso de Conservação e Recuperação de Nascentes, do CBH Preto e Paraibuna, foi realizada além das aulas teóricas, no turno da manhã, a aula prática, na parte da tarde. O Curso aconteceu na Rede de Ensino DOCTUM, campus Dom Orione e encerra as atividades da primeira turma nesta sexta-feira, 18, com a avaliação dos participantes e do curso, e entrega dos certificados.

Durante as aulas em sala os assuntos discutidos foram: a importância da conservação e recuperação das nascentes, as legislações ambientais relacionadas à nascentes, intervenções em áreas de nascentes, a importância da muda florestal e das sementes na restauração de nascentes, a cobertura vegetal ao entorno das nascentes, a relação dessa cobertura e os modelos de recuperação florestal em áreas de preservação permanente.

Caroline Carneiro Villaquiran, estudante de engenharia e representante de um grupo de voluntários em prol das questões ambientais falou sobre o a satisfação de participar da capacitação e até mesmo a troca de experiências além da teoria do curso. “O curso está sendo ótimo, até mais do que eu esperava, a troca de experiências e conhecimentos está sendo grande, eu não poderia ter em outro lugar, ainda mais pela diversidade dos profissionais participantes.”

Para o professor do Curso, Edson Júnior, a diferença do público é um novo desafio, pois ele precisa atender a ansiedade das pessoas que estão indo adquirir conhecimento. “Só de ver a o interesse na participação, nas discussões, nas trocas de conhecimentos é um retorno muito positivo, imagino que estão gostando porque tem o envolvimento, sem dispersão.”

O coordenador do curso, Luis Felipe Cesar retificou o quão importante é a participação dos membros do Comitê e dos interessados. “São profissionais que representam outras instituições. Participar do curso vai dar uma perspectiva mais sólida de avaliação, posicionamento, em relação a projetos ou perceber quando há necessidades de ações de recuperação, conservação ou preservação relacionadas a nascentes.”

Marcelo de Oliveira Lima, membro no comitê e participante do curso de nascentes falou sobre importância do CBH Preto e Paraibuna financiar um curso como este. “O Comitê é um órgão importante entre os usuários de água, porque existe a outorga da cobrança da água, que gera fundo financeiro e deve ser repassado aos municípios em ações diretas a favor dos recursos hídricos, para ter a melhora na qualidade e quantidade da água.”

As inscrições para segunda turma do Curso de Recuperação e Conservação de Nascentes estão abertas até 30 de outubro, e podem ser feitas clicando aqui. O público-alvo são produtores rurais e membros de prefeituras. As Aulas serão realizadas nos dias 6 a 8 de novembro, em Santos Dumont (MG).

 

Comunicação AGEVAP
comunicacao@agevap.org.br
estag8.digai@agevap.org.br


Outras Notícias

Mais Notícias »