Notícia

Membros do CBH Preto e Paraibuna se reúnem para segunda plenária do ano

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna (CBH Preto Paraibuna) realizou sua segunda plenária do ano. A reunião aconteceu no prédio da rede de ensino DOCTUM em Juiz de Fora (MG), no dia 25 de abril, e um dos temas de destaque foi o Pagamento por Serviços Ambientais com Foco em Recursos Hídricos (PSA-HÍDRICO).

Coordenado pelo presidente do Comitê, Wilson Acácio, o encontro contou com a apresentação do projeto de PSA-HÍDRICO desenvolvido pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). Foram apontados pontos positivos e pontos de melhoria identificados a partir de uma experiência piloto, conforme apresentado por Flávio Monteiro, engenheiro florestal e empregado da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Outro destaque na reunião foram os informes sobre o curso “Recuperação e Conservação de Nascentes”, realizados por Alexandre Cid e Ingrid Delgado, especialistas da AGEVAP. Além disso, também foram tratados itens de pauta como os informes realizados pelos integrantes da diretoria, os secretários Arthur Valente e Elizabeth dos Santos, a leitura e aprovação da ata da 1ª Reunião Ordinária de 2019, a apresentação, discussão e aprovação da minuta do Novo Regimento Interno do CBH Preto e Paraibuna para adequação à DN CERH nº 60/2018 e a avaliação da Reunião de Trabalho realizada no dia 16 de abril e referente à proposta de gestão compartilhada da Represa de Chapéu D’Uvas.

PSA-HÍDRICO
O foco do PSA-HÍDRICO é a execução de ações de conservação e restauração florestal para a proteção dos recursos hídricos na bacia, além do pagamento ao Provedor do Serviço Ambiental, estimulando, dessa forma, a política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

24/04/2019
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br