Notícia

GT do CONCHA inicia seus trabalhos



O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna realizou a primeira reunião ordinária do Grupo de trabalho para a realização de estudos preliminares para a criação do Consórcio Público de Gestão Compartilhada da Represa de Chapéu D’Uvas (GT do CONCHA). A reunião aconteceu no dia 16 de abril no auditório da Companhia de Saneamento Municipal (CESAMA), em Juiz de Fora (MG). Nesse encontro, ocorreram nomeações, palestras e debates, além de diversas articulações iniciais.

O presidente do Comitê e coordenador do Grupo de Trabalho, Wilson Acácio, junto com os outros membros do GT, nomeou Maria Regina de Oliveira, representante do município de Ewbank da Câmara, como vice coordenadora e Alexandre de Andrade Cid, representante da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), como secretário. Durante a reunião, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Pedro Machado, membro do Grupo de Trabalho proferiu uma palestra em que apresentou e encaminhou uma proposta metodológica para a criação do consórcio. Nessa apresentação foram listados alguns possíveis primeiros passos para o GT do CONCHA como a definição da unidade de trabalho e do zoneamento, além da proposição de programas específicos para a bacia e suas comunidades.

Chapéu D’Uvas
A represa Chapéu D’Uvas foi construída em 1940 e possui uma área de cerca de 313 km². Seu lago, depois de formado, estende-se pelas cidades de Antônio Carlos, Santos Dumont e Ewbank da Câmara, sendo de vital importância para o abastecimento de água da região e de municípios próximos como Juiz de Fora.

24/04/2019
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br