Notícia

CBH Preto e Paraibuna realizou evento para o Dia Mundial da Água

Heitor Soares Moreira, Diretor de Operações e Eventos Críticos do IGAM, em palestra no evento em comemoração ao Dia Mundial da Água.


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna (CBH-PP) promoveu palestras e debates sobre a temática “A água como o princípio de todas as coisas”. O evento aconteceu no dia 22 de março, na cidade de Juiz de Fora/MG, e contou com a presença de mais de 100 participantes.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Comitê, Wilson Acácio e contou com apresentações do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da UFJF, da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (CESAMA) e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Entre os temas abordados, estiveram a situação das barragens de Minas Gerais; gerenciamento do transporte e dispersão de poluentes em curso d’água natural; e o controle de vigilância da qualidade da água.

A ação foi realizada em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de incentivar o compartilhamento de informações e a troca de experiências. O evento contou com a presença de membros do Comitê, estudantes, professores e pesquisadores da (UFJF, representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, do Exército Brasileiro e outros convidados.

Reflexões sobre o Dia Mundial da Água
Devido à importância do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o presidente do Comitê Preto Paraibuna publicou um artigo no Jornal Tribuna de Minas, que ressalta a questão da consciência ambiental, a preservação dos recursos hídricos e os problemas acerca do assunto. (Acesse aqui o texto na integra).